Game Design Essentials

Escrito por Super User. Postado em Blog

Este documento tem por finalidade agrupar sites de assets, documentos, e outras coisas relacionadas ao desenvolvimento de games.

 Durante minha jornada de estudos sobre desenvolvimento de games encontrei muitas páginas úteis para localizar assets, com informações importantes sobre algumas especificidades de game design e ainda várias indicações de livros.

Percebi que em certo momento vários colegas precisavam de indicação de material e eu tinha como indicar, então, resolvi reunir neste artigo os principais sites e indicações que tenho, atualizando sempre que descobrir algo novo. Espero que possa ser útil na sua jornada de desenvolvedor independente.

 

Artes

Open Game Art - https://opengameart.org/ 

Uma excelente biblioteca de artes para games com licenças que varia de Creative Commons, GNU ou domínio público. Deve-se estar atento ao tipo de licença antes de usar em projeto profissional.

Kenney - https://kenney.nl/

Possui uma gama de artes 2D e 3D muito interessante e todos com licença livre para uso comercial em projetos.

Publicdomainvectors.org - https://publicdomainvectors.org/

Oferece vetores de licença livre nos formatos populares .eps, .svg, .ai e .cdr. As imagens disponíveis são livres para editar, distribuir e usar em projetos comerciais sem precisar de nenhuma permissão especial.

CONCEPTARTWORLD - http://conceptartworld.com/

Site com diversas referências, e-books, estudos e novidades sobre artes em geral. Excelente fonte de referência e inspiração para seus games.

2DIMENSIONS - https://www.2dimensions.com/

Site com ferramentas para animação 2D. Trabalha com imagens pixeladas ou vetores e é gratuito. As limitações do uso gratuito se restringe ao fato de que todos os assets que forem criados nele serão públicos para outros acessarem. Caso queira restringir o acesso, poderá assinar a versão paga.

Unsplash - https://unsplash.com/

Precisa de fotos de alta qualidade para incorporar no seu trabalho, fazer edições, bolar games com fotos com licença livre para uso comercial? O Unsplash é isso, uma comunidade de fotógrafos que disponibiliza milhares de fotos com excelente qualidade para uso geral. Quando utilizar uma imagem do site, é legal de sua parte dar o devido crédito ao fotógrafo.

Custom Map Makers (Skyboxes) - http://www.custommapmakers.org/skyboxes.php

Custom Map Makers é um fórum dedicado a games, principalmente na construção dos mapas dos games, porém, o que eles disponibilizaram que pode auxiliar muito é um pacote de Skyboxes que podem ser utilizados em seus projetos Unity. Ao fazer o download a licença acompanha o pacote, então, preste atenção ao tipo de licença antes de utilizar nos seus projetos.

Crafitpix - https://craftpix.net/

Oferece artes 2D por um preço interessante. Com uma variação interessante de tipos de assets, alguns se destacam como os personagens, GUI e ainda vários assets livres para download. Vale a pena conferir!

 

Áudio

Freesound - https://freesound.org/

Este site é perfeito para encontrar aquele efeito sonoro para seu projeto. Com licenças variadas, possui filtros para te levar direto àquelas licenças que você precisa como domínio público ou Creative Commons com atribuição.

FMA Free Music Archive - https://freemusicarchive.org/

Outro grande recurso para o desenvolvedor independente quando está procurando por músicas para seus jogos. Possui uma coleção enorme de músicas com os mais variados tipos de licenças.

SoundBible.com - http://soundbible.com/

Site com vários sons para incrementar seu projeto. Todos com royalty-free e licenças variadas.

SONNISS.COM - https://sonniss.com/

Biblioteca imensa com áudios para projetos profissionais. Todos os áudios são fornecidos em alta qualidade, podem ser utilizados comercialmente e são royalty-free sem necessidade de atribuição. Seus valores são interessantes pela qualidade do material fornecido.

Este site é um dos grandes distribuidores de áudios para games e todos os anos, na GDC, eles disponibilizam um pacote gigantesco de sons para download gratuito, então, fique atento!

PremiumBeat - https://www.premiumbeat.com/

Em minhas pesquisas por músicas de qualidade para games acabei encontrando este site. Sua biblioteca musical é excelente e o custo das músicas com royalty-free não é tão alto. Foi um achado interessante!

 

Programação

Na parte de programação é possível encontrar muita coisa pronta na internet, porém, prefiro sites que ensinem ao invés de fornecerem a programação pronta. Os que mais utilizo são:

Unity Tutorials - https://unity3d.com/learn/tutorials

É possível aprender muito seguindo os tutoriais da Unity.

Unity Community Wiki - https://wiki.unity3d.com/index.php/Scripts

Este site é um tesouro! Um pacote de tudo que você pode querer em programação para Unity.

Udemy - Cursos Unity - https://www.udemy.com/user/unity-technologies/

Além dos cursos disponibilizados por muitos usuários da plataforma Udemy, ainda disponibiliza, em parceria com a Unity, diversos cursos ministrados por Unity Technologies. É uma excelente oportunidade de aprender com os tutores oficiais da Unity.

Cursos Unity na Coursera - https://www.coursera.org/unity

Outra parceria da Unity que possibilita acesso a um conteúdo muito interessante através dos cursos da Coursera.

YouTube Brackeys - https://www.youtube.com/user/Brackeys

Particularmente este é o canal do YouTube que mais me chama a atenção no desenvolvimento de games. Seus tutoriais são excelentes!

 

Livros

Finalizando este artigo, vou deixar algumas dicas de leituras que considero valiosas no processo de aprendizagem de game design, programação e artes.

Desenvolvimento de Games - Jeannie Novak

Introdução sobre como funciona a indústria de desenvolvimento de jogos. Um excelente livro que serve como guia para iniciar no mundo do desenvolvimento.

Level Up: Um guia para o design de grandes jogos - Scott Rogers

Como o nome diz, funciona como um guia dos detalhes que você precisa se preocupar ao criar um personagem, uma mecânica específica, um sistema de câmeras, construir níveis, etc. Excelente!

Game Programming Paterns - Robert Nystrom

Para quem deseja programar games, este serve como um guia das programações importantes e dos padrões que evitam ter que "reinventar a roda". É um daqueles "must have"!

Challenges for Game Designers - Brenda Brathwaite

Precisa de inspiração para criar as mecânicas e desafios do seu jogo? Este livro te guia pelo processo de criação e contém vários exercícios que vão transformar sua forma de pensar sobre o desenvolvimento de games.

A maioria dos exercícios podem ser feitos com protótipos em papel e transportados para o digital.

Finalizando, este é um apanhado das principais referências que tenho ao procurar por uma arte ou solução de programação. Espero que possa servir de ponto de partida para aquele seu projeto que está pegando poeira e que você possa compartilhar muitos games bacanas em sua jornada!

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